MENU

06/01/2021 às 14h20min - Atualizada em 06/01/2021 às 14h20min

Dia de Reis é uma das datas mais celebradas no mundo

Conheça a história, a tradição e os costumes

Anderson Cleuber - Da Redação

Nesta quarta-feira, 06 de janeiro, é celebrado o dia de Reis. Mais do que o dia em que os peesépios, as luzes e a árvore de Natal são desmontados, a data remonta a uma antiga tradição cristã que comemora o encontro entre os três reis magos e o menino Jesus. A data tem origens europeias, onde é um importante feriado em todo o continente, celebrado de diversas maneiras.

Na tradição católica, o dia de Reis celebra o momento em que os três reis magos terminaram a jornada de busca pelo menino Jesus, iniciada na véspera de Natal, encontrando-o e presenteando-o no dia 06 de janeiro.
 

Baltazar partiu da África com mirra; Gaspar, deixou a Índia levando incenso; Belchior, ou Melchior, saiu da Europa levando ouro. Cada presente levado a Jesus tem um simbolismo. A mirra é um presente concedido à profetas; o incenso representa a divindade de Jesus; o ouro, a nobreza máxima do rei dos reis, segundo a tradição católica.

Em 06 de janeiro, costuma-se também realizar a folia de reis, tradição de origem cristã-portuguesa trazida ao Brasil pelo processo de colonização.
Na folia de Reis celebrada no Brasil, são realizados festejos em que grupos com músicos, tocadores, palhaços e, naturalmente,  figuras representando os três reis, saem caminhando pelas ruas. Simbolicamente, na tradição dos cristãos, esta folia representa tanto as bênçãos do menino Jesus, quanto a proteção de Jesus contra os soldados de Herodes, que o procuravam para matá-lo.
Segundo algumas vertentes da tradição, as casas por onde passa o grupo o recebe oferecendo comida aos seus integrantes. A recepção do grupo, a oferta de alimentos, representam a hospitalidade com que os viajantes devem ser tratados. 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp