Fecomercio

Governo do Amazonas intensifica testagem para Covid-19 na rede estadual

Por Anderson Cleuber em 21/04/2021 às 15:48:43
FOTOS: Rodrigo Santos

FOTOS: Rodrigo Santos

As unidades da rede estadual de saúde est√£o intensificando a testagem do exame RT-PCR para pacientes com a Covid-19. O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) é fortalecer o diagnóstico nessa fase, em que as interna√ß√Ķes est√£o em baixa, e rastrear pacientes e seus contatos para quebrar a cadeia de transmiss√£o do novo coronavírus, antes que ele volte a se espalhar.

A amplia√ß√£o da testagem também acontece no interior, e est√° sendo feita em parceria com os municípios, respons√°veis pelo acompanhamento dos pacientes na rede de Aten√ß√£o B√°sica. Além do RT-PCR, o governo ampliou a oferta de teste de antígeno. A estratégia tem apoio da Organiza√ß√£o Pan-Americana de Saúde (Opas).

O fortalecimento do diagnóstico, seguido do monitoramento dos pacientes e seus contatos, é uma das estratégias do Plano de Conting√™ncia que est√° sendo revisado pela SES-AM e pela Funda√ß√£o de Vigil√Ęncia em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Segundo a SES-AM, esse fortalecimento antecede as fases do plano operacional voltado para a amplia√ß√£o de leitos. A lógica é evitar o aumento do cont√°gio e uma eventual terceira onda.

A enfermeira Evelyn César, da FVS-AM, diz que a estratégia de refor√ßo do teste RT-PCR objetiva oferecer uma an√°lise mais aprofundada do cen√°rio epidemiológico em Manaus e no interior.

"A coleta do RT-PCR j√° acontece em todas as unidades de saúde desde o início da pandemia e, nesse momento, a gente est√° fortalecendo, aumentando essa oferta, justamente para melhorar essa sensibilidade do diagnóstico para a popula√ß√£o que busca o atendimento nas unidades de saúde", disse.

Evelyn ainda explica que, após a coleta, os exames s√£o encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), com o resultado sendo disponibilizado para o paciente em até 48 horas.

"Esse teste é coletado e enviado para o nosso Laboratório Central, o resultado sai em mais ou menos 48 horas e pode ser acessado através do Portal da Funda√ß√£o de Vigil√Ęncia em Saúde", informou.

O resultado do exame pode ser consultado e impresso a partir do site www.fvs.am.gov.br, usando CPF e o número do Cart√£o Nacional de Saúde.

O Lacen tem capacidade de processar até 2 mil testes de RT-PCR por dia e o Governo do Estado tem feito todo um movimento para priorizar a aplica√ß√£o desse teste nas unidades de saúde. Recentemente foi feita a capacita√ß√£o de toda a rede de atendimento estadual da capital, incluindo as unidades de urg√™ncia e emerg√™ncia e as ambulatoriais para priorizar a coleta do RT-PCR.

No Servi√ßo de Pronto Atendimento (SPA) da Zona Sul, localizado no bairro Colônia Oliveira Machado, a demanda tem sido de até 150 testes de RT-PCR semanalmente.

A médica V√Ęnia Carvalho reconhece que a realiza√ß√£o do teste é importante para a quebra da cadeia de transmiss√£o do vírus.

"O RT-PCR é o teste padr√£o ouro para o diagnóstico da Covid-19. Nós oferecemos esse exame, sendo feita a coleta aqui em todos os pacientes suspeitos, e a gente encaminha a amostra para o Laboratório Central de Saúde Pública, que é o Lacen. À medida que a gente for identificando novos casos, a gente pode isolar aquele paciente e quebrar a cadeia de transmiss√£o", disse a médica.

A orienta√ß√£o é para que a pessoa que tiver sintomas gripais busque uma unidade de saúde, que pode ser uma Unidades B√°sica de Saúde (UBS), SPA ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, nos casos leves. Quanto mais cedo o diagnóstico melhores s√£o as chances de tratar o paciente e monitorar a família e seus contatos.

Comunicar erro
Carreira Brilhante

Coment√°rios

UNIODONTO